Afinal quem foi o Mestre de Bruce Lee?


Muitos ainda perguntam quem terá sido o mestre de Bruce Lee?

Esta é uma questão que surge muito frequentemente. A resposta "clássica" é: Ip Man. Mas será que isso corresponde à verdade?

Resultado de imagem para bruce lee and yip man


Vamos voltar às origens

Para entendermos melhor este assunto temos que recuar aos anos 50. Bruce Lee teve aulas na escola de Ip Man entre 1956 e 1959. Em 1959, já com 18 anos, Bruce partiu para os Estados Unidos e lá continuou progredindo e aprendendo outras artes, como por exemplo Tae Kwon Do com Jhoon Rhee.

Resultado de imagem para bruce lee and jhoon rhee

Eu disse "teve aulas na escola de Ip Man" propositadamente. De fato, não foi Ip Man quem ensinou Bruce Lee. Ouve-se dizer que Ip Man já era velho e que por isso ele aprendeu com alguns dos seus alunos.
Em parte isso é verdade, mas só em parte. Ip Man não era assim tão velho, já que teria os seus 64 anos.

Os "Pseudo mestres"

Durante muitos anos vários ex-alunos de Ip Man gabaram-se de ter dado aulas a Bruce Lee e reivindicaram para si o fato de terem sido cada um deles o vedadeiro mestre de Bruce Lee. William Cheung foi um deles, e talvez o mais conhecido.

Mas durante a sua vida, Bruce Lee reconheceu que tudo o que aprendeu de Wing Chun se deveu apenas a uma pessoa - Wong Shun Leung

Resultado de imagem para letter from bruce lee to wong shun leung

A Prova que faltava

Há inclusive uma carta datada de 1971, na qual Bruce Lee reconhece isso escrevendo a Wong Shun Leung. E com a Internet essa carta correu mundo e vários "pseudo-mestres" tiveram que se conter nessas alegações.

Resultado de imagem para letter from bruce lee to wong shun leung

Há também fotos que provam que Bruce Lee confiava muito nele e é sabido que durante as filmagens de "Enter the Dragon" Bruce pedia sempre a opinião do seu Mestre. Sabe-se que era também a sua intenção quando voltou para Hong Kong regressar aos treinos de Wing Chun para concluir o sistema com Wong Shun Leung.

Resultado de imagem para letter from bruce lee to wong shun leung

Lio Monk,

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Letivo 23-24 - Horários

Novo Ano Chinês - 春节 Ano do Dragão

Jovens Herois de Shaolin - Flasback