Exercícios de Wing Chun - Para que servem?

Wing Chun é uma arte marcial em muito diferente de outras. A começar pelo fato de ter sido criada para fazer um a revolução contra o sistema vigente – os Qing.
A sua ideia base era ensinar um sistema de luta que fosse fácil de aprender. Por isso o Wing Chun não tem dezenas de formas ao contrário de muitas artes marciais. Em vez disso tem exercícios que lhe são característicos como Lop Sau (Mãos eu Agarram), Ciclo de Pak Sau (Ciclo da Mão Palmada), Chi Gerk (Pés Colados) e Chi Sau (Mãos Coladas).
Nos exercícios presentes no video seguinte, exemplificam-se técnicas que os alunos praticam e aplicam-nas treinando determinados aspectos importantes e a capacidade de responder a estímulos no momento. São exercícios que permitem ao aluno desenvolver várias características, físicas e mentais que são importantes no Wing Chun.

Objectivos dos exercícios

  • Timing
  • Fluidez
  • Rapidez
  • Sensibilidade
  • Memória muscular

Como é que o Wing Chun consegue funcionar a uma distância tão curta?

É exactamente por treinar a capacidade de responder a um estímulo sem pensar. A resposta não passa pelo cérebro. Se isso acontecer pode já ser tarde demais. Daí a frase tão conhecida de Bruce Lee:
“Não penses, sente!”
E a parte mais interessante é quando passamos estes conhecimentos para a nossa vida diária. Quantas vezes passamos imenso tempo para decidir algo ao invés de confiarmos no nosso instinto que sempre nos disse para seguirmos numa determinada direcção? É isso que faz o Wing Chun, acelera a capacidade de sentir e responder na hora.  Afina o corpo e a mente para serem um.
Uma das teorias sobre a origem desta arte diz que Wing Chun significa “Eterna Primavera”, significando o termo “Primavera” o renascimento de algo e que isso devia ser eterno.
Assim é o ser humano, em eterno renascimento e aperfeiçoamento constante. O Wing Chun, através dos seus vários exercícios é apenas um meio para conseguir isso de forma mais célere e otimizada. Quem compreende o seu modus operandi sabe que isso é Desenvolvimento Pessoal ao mais alto nível.
Lio Monk

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Letivo 23-24 - Horários

Novo Ano Chinês - 春节 Ano do Dragão

Jovens Herois de Shaolin - Flasback