Anel de Bambu - Jook Wan Huen (木環圓)

O Anel de Bambu, conhecido por Jook Wan (木環) ou Jook Wan Huen (木環圓) é uma ferramenta fundamental para os praticantes de Wing Chun e na verdade de qualquer arte marcial.
Este instrumento remonta a Shaolin, às sociedades secretas e ao período de repressão no qual os Chineses viviam durante a dinastia Qing, a última dinastia.
Ele é também conhecido como o “Boneco de Madeira Portátil” já que permite realizar muitas das técnicas do Boneco de Madeira (ver artigo sobre o Muk Yan Jong). Mas tem de fato a grande vantagem de ser muito mais barato e fácil de transportar.
Existem anéis de todos os tamanhos. No entanto, o seu diâmetro corresponde normalmente ao tamanho do nosso antebraço. Há também anéis feitos de outros materiais como o ferro.

Para Que Servia?

O Jook Wan era usado para treinar de forma disfarçada, até porque permite treinar sentado. O tipo de luta treinada é de curto alcance já que ao tocar no anel o praticante imagina que está a tocar nos braços/corpo do oponente. E pode colocar as mãos de forma “Polarizada” (entrando por lados diferentes do anel) ou “Despolarizada” (entrando pelo mesmo lado.
O Anel de Bambú permite um treino que mistura a dureza com a suavidade que é também característica do Wing Chun. Isto está de acordo com a velha expressão: “Ferro envolvido em seda”. Por isso ele foi incorporado nesta arte.
O Jook Wan permite treinar a fluidez dos movimentos passando de uma técnica para a outra com ritmo e encadeamento. O carater “Huen” 圓no seu nome significa precisamente “circular ou enrolar”.

Jook Wan na Academia Lio Monk 


Na nossa academia usamos o Jook Wan Huen desde os primeiros treinos, fazendo exercícios básicos. Desta forma o aluno vai tomando contacto com o Anel. Há exercícios simples que os alunos vão aprendendo e que até podem praticar em casa. E assim vão desenvolvendo a fluidez e ganhando mais força nos braços. Além disso, eles ampliam a sua consciência de como movimentar as mãos no espaço. A isso chamamos o conceito de Referência.
Lio Monk a praticar Jook Wan
Mais tarde, quando o aluno aprende as formas de mãos livres ele irá aprender também a forma que eu próprio desenvolvi para o Jook Wan Huen.
Como podem entender, este instrumento é algo muito útil e como é muito prático pode ser levado para qualquer lado transformando-se muito facilmente num “parceiro” de treino. A única razão pela qual parece ter sido esquecido é que nem sempre ressaltam à vista os seus benefícios.
Espero que este artigo e o vídeo que podem visualizar no nosso canal no Youtube contribuam para restituir ao Jook Wan Huen a importância há muito merecida.
Lio Monk

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Letivo 23-24 - Horários

Novo Ano Chinês - 春节 Ano do Dragão

Jovens Herois de Shaolin - Flasback